O objetivo deste dia é aumentar a conscientização sobre as doenças renais e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.
Você sabe qual a importância do Rim para o bom funcionamento do corpo? A principal função deles é filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas.
Mas, quando há lesões nos rins que se mantém por três meses ou mais, surgem diversas consequências. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal.
A insuficiência renal aguda pode ser fatal e requer tratamento intensivo. Mas, depende do estado de saúde do paciente, pode ser reversível.
Por isso, a importância, ao fazer os exames de rotina, de sempre pedir ao médico para incluir o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina no sangue. Teste simples de sangue são capazes de medir a taxa de creatinina para saber como está o funcionamento dos rins e é importante que o paciente solicite esses exames ao seu médico. Este é um exame simples e acessível.
Além dos exames de rotina, outro modo de se prevenir é por manter hábitos alimentares saudáveis e diminuir o consumo de sal.
Fonte: Pró Rim